quinta-feira, setembro 03, 2009

A VIDA SECRETA DAS ABELHAS





Imagine a mistura de A Cor Púrpura com Tomates Verdes Fritos! Teremos A VIDA SECRETA DAS ABELHAS, de Gina Prince-Bythewood. Nos confins da racista Carolina do Sul em 1964, a adolescente Lily (Dakota Fanning, é, a garotinha de Guerra dos Mundos cresceu e até já dá beijo na boca), maltratada pelo pai T. Ray (a ex-promessa Paul Bettany, de Coração de Tinta) e querendo saber o que aconteceu com sua mãe, foge de casa ao lado da amiga, a jovem negra Rosaleen (Jennifer Hudson, vencedora do Oscar por Dreamgirls), que é perseguida por querer inscrever-se para votar, o que é um acinte para os racistas locais.
As duas acabam refugiando-se na casa mais do que brega, pois é toda pintada de rosa, das irmãs Boatwright, August (Queen Latifah), June (Alicia Keys) e da depressiva May (Sophie Okonedo), que tiram o sustento com a venda de mel. As três vivem em um mundo quase à parte, em que o sistema racista da Carolina do Sul parece não ter espaço. Até a chegada de Lily e Rosaleen...Numa das cenas mais chocantes do filme, um rapaz negro é espancado e sequestrado por apenas sentar ao lado de Lily no cinema.
A VIDA SECRETA DAS ABELHAS não tem vergonha em apelar para o sentimentalismo, mas conta com boas atuações da própria Dakota e de Queen Latifah. Em certos momentos, porém, o espectador é pego de surpresa e acaba caindo no choro fácil.
Cotação: bom
Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...