quinta-feira, agosto 03, 2017
"Os meninos que enganavam nazistas" (Un Sac De Billes)
Baseado nas memórias de Joseph Joffo, lançado em 1973, "Os meninos que enganavam nazistas" (Un Sac De Billes), tem roteiro e direção do canadense Christian Duguay. A trama, apesar de ser real, tem muito do clássico "Adeus, Meninos", de Louis Malle, onde um menino judeu tem de se passar por católico para sobreviver à caça praticada pelos nazistas na França durante a II Guerra Mundial.
A estrutura do filme, quase um road-movie nos faz quase que participarmos das aventuras vividas pelos irmãos Joffo, Maurice (Batyste Fleurial) e Joseph (Dorian Le Clech), que vivem em Paris sob o domínio alemão. Quando os judeus passam a ser obrigados a usar a Estrela de Davi, começam a sentir o preconceito que estava adormecido entre os seus conterrâneos. E do dia para a noite, seus pais os obrigam a deixar a cidade e tentarem chegar na zona não-ocupada, que ficava ao sul do país.
Os dois tem de esconder sua condição judaica e tentar atravessar a França. E a viagem para dois garotos ainda entrando na adolescência torna-se uma grande aventura. Seja de trem, carona de carro, bicicleta, Maurice e Joseph vão encontrando quem os ajude, mas também quer entregá-los aos alemães.
"Os Meninos que Enganavam Nazistas" se mostra um filme importante, para mostrar como a perseguição nazista aos judeus foi um momento absurdo e cruel da humanidade. E é uma obra tocante, bem feita, muito realista e com boas atuações.
Duração: 1h53min
Cotação: ótimo
Chico Izidro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário