sexta-feira, agosto 09, 2019

"Rainhas do Crime" (The Kitchen)



Rainhas do Crime (The Kitchen), direção de Andrea Berloff, é baseado em HQs do selo Vertigo, da DC, e tem nos papéis principais Melissa McCarthy, Tiffany Haddish e Elisabeth Moss. A presença, aliás, de McCarthy poderia indicar ser uma comédia. Mas não é. A história é ambientada entre os anos de 1978 e 1979 no bairro de Hell’s Kitchen, em Nova Iorque, o mesmo onde vive o Demolidor (Dare Devil), mas que claro não está presente aqui, apesar de a Máfia dar os seus ares.

O filme tem muito de "As Viúvas", onde as protagonistas acabam perdendo os seus maridos. Se no primeiro, eles eram mortos durante um assalto, neste caso, eles são mafiosos que acabam presos. Sem ter como manter as suas casas por causa de falta de grana, as personagens de Melissa McCarthy, Tiffany Haddish e Elisabeth Moss pedem a ajuda para outros mafiosos, que não estão muito afim de dar uma mãozinha para elas.

O que as três decidem fazer? Ora, assumir elas mesmas o controle de proteção no bairro, passando a ganhar fortunas com o dinheiro das extorsões. Numa época onde as mulheres ainda eram apenas coadjuvantes, "As Rainhas do Crime" mostra elas assumindo um protagonismo único - tanto que no original o título faz um trocadilho com o bairro e a situação das mulheres, cujo único lugar onde deveriam ficar era na cozinha.

A ambientação dos anos 1970 é muito fiel, desde as locações (Nova Iorque era uma cidade imunda e sem segurança à época) até cortes de cabelo, e roupas escandalosas e coloridas. Outro atrativo é a trilha sonora, destacante Lynyrd Skynyrd, Heart, Fleetwood Mac, Kansas e Montrose, num belo retrato sonoro do período. O que incomoda e muito é a glamourização do crime, como se ele fosse a solução para a solução dos problemas.

Cotação: bom
Duração: 1h43

Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...