domingo, outubro 08, 2023

"O Protetor 3: Capítulo Final" (The Equalizer 3)

"O Protetor 3: Capítulo Final" (The Equalizer 3) é, como diz o título, o terceiro e último filme da saga protagonizada por Denzel Washington e dirigida por Antoine Fuqua. Na cinesérie, Washington interpreta o ex-agente da CIA Robert McCall, que se torna uma espécie de vigilante após se aposentar, sempre buscando vingança em favor dos fracos e oprimidos da sociedade.
Nesta terceira parte, passada cinco anos após os eventos do segundo filme, após desbaratar uma quadrilha numa ilha na Sardenha, McCall acaba sendo ferido, e vai parar numa pequena aldeia no litoral do sul italiano. Ele é bem recebido na localidade, que de certa forma, parece ter parado no tempo. E enquanto se recupera dos ferimentos, passa os dias caminhando e tomando café.
Porém, logo McCall descobre que os moradores vivem sob o controle da Máfia local, tendo de pagar por "proteção", sofrendo sérias retaliações em caso de não contribuir. E à medida que os mafiosos começam a machucar e a destruir as propriedades dos aldeões, o ex-agente vê que não consegue ficar indiferente e começa a colocar em práticas as suas habilidades, caçando um por um dos criminosos.
Ao mesmo tempo, ocorre outra história paralela, onde o FBI investiga a origem do tráfico de drogas descoberta por McCall na Sardenha, e passa a seguir o ex-agente. E a investigação é comandada por Dakota Fanning, que interpreta a agente Emma Collins - para quem não ser recorda, a atriz protagonizou ainda criança ao lado de Washington o violento "Chamas da Vingança", em 2004.
"O Protetor 3" é um baita filme de ação, com com algumas sequências de luta bem coreografadas, e cenas de mortes bastante fortes (algumas não são para estômagos fracos). E mais uma vez, Washington está ótimo como McCall, entregando uma performance cativante - o método que o agente usa para lutar e matar seus oponentes é muito interessante. No final, ocorre uma pequena homenagem ao Napoli, campeão do Calcio depois de 33 anos, com uma pequena festa no centro da cidade com torcedores comemorando um título do time local, que por sinal, tem as cores azul e branca.
O diretor Antoine Fuqua deixa claro que esta deve ser a última história de McCall. "Eu achei apropriado dar adeus a Robert McCall dessa maneira, na Itália, em uma cidadezinha onde ele encontrou um lar. Não acho que temos mais a dizer, no momento, sobre Robert McCall. Nós vimos sua jornada e ele finalmente encontrou sua paz, e esse é um bom jeito de terminar", completou.
Cotação: ótimo
Duração: 1h49min
Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...