sexta-feira, julho 19, 2024

“HACHIKO: PARA SEMPRE” (Zhong Quan Ba Gong)

Foto: Paris Filme
“Hachiko: Para Sempre” (Zhong Quan Ba Gong), filme chinês dirigido por Ang Xu, é o segundo remake do original japonês “Hachiko Monogatari”, lançado em 1987, no Japão. Já em 2009, a obra norte-americana “Sempre ao Seu Lado”, protagonizada por Richard Gere, ganhou destaque, com sucesso de bilheteria na época. Agora, em uma versão chinesa, o tutor do cachorro, que também é professor, é interpretado por Xiaogang Feng.
O longa é inspirado na história real do cão Hachiko, animal de estimação que acompanhava o seu dono até uma estação de trem e retornava ao local no fim do dia, no horário em que o homem voltava do trabalho. Quando o tutor morre, Hachiko continua seguindo a mesma rotina, diariamente, durante dez anos. Atualmente, na estação de trem de Shibuya, em Tóquio, no Japão, onde o fato ocorreu, existe uma estátua de bronze do cachorro em homenagem à lealdade do animal.
A história real aconteceu nos anos 1920 - Hachiko nasceu em 1923 na cidade de Odate, província de Akita, local de origem da raça akita inu, considerada um símbolo nacional no país desde 1931.
Em 1934, o cão ganhou uma estátua em sua homenagem, que durante a Segunda Guerra Mundial foi desmontada e o material utilizado para a fabricação de armamentos. Após a guerra, a estátua foi reconstruída, em 1948.
No longa chinês, o professor Chen Jingxiu (Xiaogang Feng) é um homem sem voz em sua própria família. A mulher o controla e os filhos praticamente o ignoram. Até que ele adota o pequeno cão – no princípio, a mulher é contra, e tenta de todas as formas que ele se desfaça do animal. Até que ao escutar a filha o chamar de “pau mandado”, Chen toma uma atitude e decide abrir a boca pela primeira vez, se manifestando e dizendo que nunca reclamou de nada da família, e que merecia ser considerado. Daí em diante, cria um forte laço de amizade com Hachiko, que segue até o pós-vida.
“Hachiko: Para Sempre” é um filme sensível, que no começo requer um pouco de paciência – os próprios atos do professor incomodam, devido a sua passividade. Mas é legal como como a história vai sendo construída, mostrando a evolução e o crescimento da família de Chen. Corações sensíveis desabam no choro.
Cotação: bom
Duração: 2h05
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=sNeX2ZGfLrU

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...