quinta-feira, dezembro 05, 2024

“O SENHOR DOS ANÉIS: A GUERRA DOS ROHIRRIM” (The Lord Of The Rings: The War Of the Rohirrim)

Foto: Warner Bros.
“O SENHOR DOS ANÉIS: A GUERRA DOS ROHIRRIM” (The Lord Of The Rings: The War Of the Rohirrim), animação japonesa dirigida por Kenji Kamiyama, explora o universo criado pelo escritor britânico J.R.R. Tolkien (1892-1973). A história foi inspirada dos apêndices escritos por Tolkien para "O Senhor dos Anéis", onde ele registra milhares de anos de dinastias e conflitos de seu mundo imaginado, no continente da Terra-Média.
A trama do anime narra a história do rei Helm Mão-de-Martelo, que governa Rohirrim. O nome, numa das línguas criadas por Tolkien, significa "Povo dos Senhores de Cavalos", por causa da cultura equestre desse povo. Sua filha, Héra, tem o espírito livre e não deseja ser esposa de ninguém.
Porém, um de seus nobres, Freca, deseja que ela despose seu filho Wulf. No entanto, o pedido é recusado e Freca ofende Héra, fazendo com que Helm e seu nobre se desentendam e partam para uma briga. Obeso e fora de forma, Freca leva um soco e acaba morrendo na frente do filho.
Freca é descendente de um grupo étnico que tinha perdido parte de suas terras com a ascensão política dos Rohirrim na região. E sua morte provoca uma fúria mortal em Wulf, que jura vingança – destruir Rohirrim.
A jovem Hera é quem irá liderar a resistência contra os ataques de Wulf, numa história repleta de vinganças, reviravoltas e muitas batalhas. Tudo acontece 183 anos antes das aventuras de Frodo e dos eventos da trilogia original dos filmes “O Senhor dos Anéis”.
A animação é muito bem feita, com aqueles personagens de olhos grandes comuns aos desenhos japoneses. As mais de duas horas podem, num primeiro momento, assustar, mas a trama se sustenta. Apesar de o motivo de vingança ser o mais idiota possível – coisa comum nos filmes de vingança: um personagem provoca a sua morte por estupidez, mas um familiar assiste e jura matar a pessoa e todos os familiares próximos de quem matou. Mas esquece que quem começou tudo foi o que acabou morrendo. Mas não ocorresse isso, não haveria história, né?
Cotação: bom
Duração: 2h14min
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=szTQq_nAcEs

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...