domingo, dezembro 28, 2008

UM HOMEM BOM



Até onde um homem pode ser ingênuo e não ver o que acontece ao seu redor? Em Um Homem Bom (Good, do brasileiro Vicente Amorim), Viggo Mortensen, de O senhor dos Anéis, é o professor John Halder, cooptado pelo Partido Nazista na década de 1930 após escrever um livro sobre a eutanásia. Sua vida progride, ao mesmo tempo que sua família entra em degradação e seu melhor amigo, o psiquiatra judeu Maurice (Jason Isaacs, em excelente atuação) é perseguido devido a sua origem religiosa e livros são queimados no pátio da universidade.
Halder, no entanto, é aquela pessoa que não quer ver ou não consegue notar que o mundo a sua volta está aos pedaços, apesar de muitas pessoas na Alemanha parecerem tão felizes. Em determinada hora, sua amante pergunta a ele: "Como algo pode ser tão ruim, se estão todos felizes?". O professor troca de esposa, vê a mãe definhar e tentar o suicídio e o grande entusiasmo da nova mulher, Hellen (Anastasia Hille) pelo sucesso do regime hitlerista. Halder só se dará conta da realidade monstruosa quando verificar o que os nazistas estão fazendo com aquelas pessoas que desapareciam na calada da noite.

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...