quinta-feira, março 15, 2018

"Western"



Apesar do nome, a obra não trata de um bangue-bangue, como se chamavam os faroestes antigamente e sim de um lugar em uma região rural da Bulgária. Falo do longa "Western", da diretora alemã Valeska Grisebach, que mostra um local atrasado, quase parado no tempo. E é para lá onde um grupo de trabalhadores alemães da construção civil vai trabalhar e conviver, algumas vezes pacificamente, e outras, agressivamente, com os moradores locais.

A diretora consegue trazer à tona sentimentos nacionalistas - observe a questão da bandeira alemã que os trabalhadores hasteam em seu espaço, e que logo é roubada. Grisebach trabalha ainda com a barreira da língua e as diferenças culturais. Todo o filme é mostrado sob a visão do operário Meinhard (Meinhard Neumann), que tenta se entrosar com os habitantes locais, inclusive paquerando as garotas da aldeia. É interessante notar, ainda, que a Bulgária, que fazia parte do antigo bloco comunista do Leste Europeu, se mostre empobrecida. Nem parece que o filme se passe nos anos 10 do Século XXI. O atraso é gritante, mesmo para nós, moradores do Terceiro Mundo. E isso é mais assustador.

Duração: 2h02min
Cotação: ótimo

Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...