sexta-feira, abril 26, 2019

"Vingadores: Ultimato" (Avengers: Endgame)




É difícil escrever sobre este filme de super-heróis, pois tem de haver o cuidado em evitar spoilers. "Vingadores: Ultimato" (Avengers: Endgame), comandado novamente pelos irmãos Joe Russo e Anthony Russo (de "Soldado Invernal", "Guerra Civil" e "Guerra Infinita"), encerra uma saga de mais de 20 filmes da Marvel, e explica os eventos ocorridos em "Vingadores: Guerra Infinita", onde metade da população mundial e centenas de heróis acabaram morrendo por obra do vilão Thanos (Josh Brolin).

Agora, os vingadores sobreviventes, entre eles Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Viúva Negra (Scarlett Johanson) tentam trazer os amigos de volta à vida. Para tanto, tem de ir atrás de Thanos e também recorrer a um estratagema de ficção científica (mas a história dos heróis já é FC) para obter resultados: ou seja, eles devem voltar no tempo. Então a trama vai de 2019 para 2011, 2014 e até mesmo 1970, quando Tony Stark tem a oportunidade de reencontrar o seu pai, Howard (John Slattery, de Mad Men) em uma instalação militar. Mais não posso falar.

O filme não deixa de ser um bom encerramento para a história toda. Mesmo que em sua parte final, em um longa de 3 horas de duração!, ocorra a tradicional batalha entre vilões e mocinhos, onde estes apanham muito, mas muito mesmo - porém de repente acabam ganhando um reforço especial. E o encerramento me lembrou da parte derradeira de "O Senhor dos Anéis", onde nada simplesmente acontece, com os personagens quase entrando em sono profundo. Interminável e cansativo.

Porém o pior de tudo é aguentar o esterismo da plateia, que age como estivesse nos antigos coliseus romanos ou estádios de futebol. Gritam, urram, batem palmas, sapateiam...gente, vergonha alheia.

Duração: 3h01
Cotação: bom

Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...