domingo, setembro 17, 2023

"A Noite das Bruxas" (A Haunting in Venice)

Baseado em livro de Agatha Christie, lançado em 1969, Kenneth Branagh interpreta pela terceira vez o detetive belga Hercule Poirot em "A Noite das Bruxas" (A Haunting in Venice), sucessor dos filmes "Assassinato no Expresso do Oriente" (2017) e "Morte no Nilo (2022)".
"A Noite das Bruxas", além de protagonizado é também dirigido também por Kenneth Branagh. Desta vez a trama se passa em uma única noite, em Veneza, poucos anos após o término da II Guerra Mundial, com Hercule Poirot aposentado. Porém seu sossego acaba quando ele é procurado por uma antiga amiga, a escritora Ariadne Oliver (Tina Fey), que convence o detetive a participar de uma sessão espírita na mansão decadente de Rowena Drake (Kelly Reilly), que perdeu a filha de forma trágica um tempo atrás. A sessão espírita é comandada por uma médium, vivida por Michelle Yeoh. Poirot, sempre cético, tenta desmarcarar a mulher.
No entanto, novo crime acaba acontecendo na casa, forçando o detetive a sair de sua zona de conforto, e tentar desvendar os incidentes, envoltos em uma mística sobrenatural. Algumas pessoas na mansão acreditam na presença de espíritos, e cabe a Poirot desvendar o mistério.
O filme é sombrio, e apesar da aura sobrenatural, não é feito para dar sustos, e sim fazer o expectador refletir e tentar descobrir, através de pistas, o ou os assassinos. Enfim, "A Noite das Bruxas" é muito bom, por causa de seus elementos misteriosos e suas reviravoltas sensacionais.
E eu como fã de carteirinha da escritora inglesa, sempre acho excelente ver nas telas as obras da Rainha do Crime. O meu filme preferido é "O Vingador Invisível" (And then There Were None), de 1945 - no Brasil o livro foi batizado de "O Caso dos Dez Negrinhos".
Cotação: ótimo
Duração: 1h44min
Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...