"Sem Ar" (The Dive), filme alemão de suspense, é dirigido por Maximilian Erlenwein e um remake do sueco "Além das Profundezas" (Breaking Surface, 2020), de Joachim Hedén. A trama foca em duas irmãs, aliás, as únicas personagens presentes na ação, Drew (Sophie Lowe) e May (Louisa Krause), onde uma delas fica presa no fundo do mar, com pouco tempo de oxigênio.
O filme começa com as duas se dirigindo para uma praia afastada, ao som do clássico “Only You (And You Alone)“, do The Platters. Elas costumam fazer um mergulho anual no local, mas desta vez tudo vai dar errado. Dew e May mergulham, porém uma avalanche acontece, prendendo May embaixo de uma rocha a 28 metros de profundidade.
Drew, então, tem poucos minutos para voltar à superfície, descobrindo que vários equipamentos foram soterrados. Ela tem de levar oxigênio para a irmã e ainda tentar encontrar socorro nas proximidades.
O filme mostra com perfeição o desespero de Drew, que corre, corre, e tudo vai dando errado, enquanto May precisa manter a serenidade para economizar oxigênio. E sua mente começa a lhe trazer eventos do passado - neste momento é que surge a figura do pai delas.
"Sem Ar" não me deu tanto desespero e angústia, pois eu sofro é do medo de altura, tendo sofrido muito com "A Queda" (2022) e "A Travessia" (2015). Mas o filme constrói muito bem o medo e o desespero, sendo a água o grande vilão - não existe a figura de monstros assustadores, como tubarões e outros animais marinhos.
E tanto Sophie Lowe quanto Louisa Krause conseguem transmitir o pavor, o medo e a tensão de sofrer um acidente grave. Elas têm uma química muito boa, deixando com seus olhares e gestos o espectador apavorado.
Cotação: bom
Duração: 1h31min
Chico Izidro
Nenhum comentário:
Postar um comentário