quinta-feira, junho 20, 2024

“DIVERTIDA MENTE 2” (Inside Out 2)

Disney Pictures
“Divertida Mente” (Inside Out) foi lançado em 2015, dirigido por Pete Docter e contava a história da garotinha Riley, que tinha uma mãe carinhosa e um pai compreensivo carismático e também com as aventuras que a infância lhe proporcionava. Tudo isso era mostrado do ponto de vista do seu cérebro, local onde a Raiva, Alegria, Tristeza, Nojinho e Medo comandavam.
Agora, chega a continuação, “Divertida Mente 2” (Inside Out 2), agora dirigido por Kelsey Mann. E a história traz a protagonista Riley agora com 13 anos, enfrentando os desafios da adolescência. Ela tem duas amigas fiéis e com e uma grande oportunidade de entrar para um time de hóquei, esporte que é sua paixão.
Só que ela também precisa encarar o fato de que suas duas melhores amigas trocarão de escola no Ensino Médio. E junto com isso, seu cérebro recebe quatro novas emoções: Ansiedade, Tédio, Inveja e Vergonha. Também aparece rapidamente, na forma de uma vovó de óculos e bengala, a Nostalgia.
Se no primeiro filme a ideia era mostrar a variedade de sentimentos, agora com os novos sentidos, a coisa vai mais fundo, explorando a questão de que, muitas vezes, ao tentarmos ser aceitos em um novo espaço, mudamos o jeito de ser. E tudo isso para agradar os outros, deixando de lado a nossa essência – aliás, acabamos fazendo isso pelo resto da vida.
Então Ansiedade, Tédio, Inveja e Vergonha começam a interferir no jeito de ser de Riley, principalmente a Ansiedade, sentido usado com maestria no filme – pois ela faz com que a protagonista sofra por antecipação de algo que talvez nunca aconteça, gerando cenários de desastres em sua mente, insistindo que ela não é boa o suficiente naquilo que é a melhor, como jogadora de hóquei.
E quem nunca passou por isto, tendo taquicardia, ficando com insônia e perdendo o apetite? Uma sensação que chega na adolescência e fica para sempre. “Divertida Mente 2” acaba não sendo apenas um retrato de Riley, mas de todos nós.
Cotação: ótimo
Duração: 1h36min
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=yAZxx8t9zig

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...