quinta-feira, junho 20, 2024

“TUDO O QUE VOCÊ PODIA SER”

Foto: Vitrine Filmes
“Tudo o Que Você Podia Ser”, com direção de Ricardo Alves Jr. e roteiro de Germano Melo, foi gravado entre dezembro de 2021 e março de 2022, em Belo Horizonte, e acompanha o último dia da mulher trans Aisha na capital mineira. A despedida acontece ao longo de 24 horas na companhia de suas melhores amigas: Bramma, Igui e Will.
O filme tem o objetivo, por meio das interações cotidianas entre as personagens, oferecer um retrato afetuoso da família formada por esses personagens, que de certa forma, vivem à margem da sociedade. A obra mesclou elementos ficcionais e documentais em seu roteiro, tentando aproximar o público de forma sensível e intimista às histórias de cada personagem.
Em “Tudo o Que Você Podia Ser”, temas como como comunidade LGBTQIAP+, HIV, afeto e sexualidade estão entre os assuntos abordados nas cenas. Alguns diálogos foram improvisados no set, partindo de indicações da direção e do roteirista Germano Melo.
O longa-metragem, de certa forma um documentário, tece um retrato particular da cidade de Belo Horizonte, com cenas gravadas em diferentes bairros e regiões da cidade, como Aglomerado da Serra, Bonfim, Centro, Lagoinha e Santa Tereza, construindo diferentes imagens desse espaço urbano, a partir das experiências vividas pelas quatro amigas.
De acordo com o diretor Ricardo Alves Jr., “Tudo o Que Você Podia Ser” é muito mais do que apenas um filme, é um manifesto sobre o cuidado, a amizade e o pertencimento. O cineasta explora temáticas relacionadas com a sobrevivência à intolerância e afirmação das subjetividades em um ambiente onde a comunidade LGBTQIAP+ ainda enfrenta uma dura realidade.
A música “Tudo O Que Você Podia Ser”, clássico do Clube da Esquina na voz de Milton Nascimento, que dá título ao longa-metragem, foi regravada especialmente para o filme pela cantora Coral, artista baiana radicada em BH, expoente da música popular brasileira na atualidade e uma das vozes da diversidade no Brasil.
Cotação: regular
Duração: 1h13min
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jfC7bqNFHJ4

Nenhum comentário: