quinta-feira, setembro 06, 2018

"Marvin" (Marvin ou la belle éducation)




Inspirado na autobiografia escrita por Édouard Louis, Marvin, o filme dirigido por Anne Fontaine (Coco Antes de Chanel e Agnus Dei), "Marvin" (Marvin ou la belle éducation), conta a história de um garoto pobre, vindo de uma família onde o pai é um beberrão, um irmão mais velho violento e uma mãe sofredora. Além disso, o garoto ainda sofre por sua homossexualidade, sendo vítima de agressões tanto em casa quanto na escola no vilarejo de Vosges, na França.

Vemos o filme em dois tempos. Num deles, nos é mostrado Marvin, vivido por Jules Porier, e sua dificuldade em se enquadrar em um mundo racista, homofóbico. Em outro, já com Finnegan Oldfield no papel do protagonista, temos Marvin como dramaturgo.

O teatro entra na vida de Marvin ainda na escola, mas mesmo assim sem conseguir se encaixar. É somente ao partir para Paris é que o personagem vai conseguir se encontrar. A musa Isabella Hupert vive ela mesma, como uma das incentivadoras de Marvin.

Finnegan Oldfield está irrepreensível no papel, transmitindo toda uma profusão de sentimentos porque passa o protagonista. "Marvin" (Marvin ou la belle éducation) é atual, pois toca em assuntos difíceis, como bullying, racismo, xenofobia, homofobia. Um retrato cruel de nosso tempo.

Duração: 1h54
Cotação: ótimo

Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...