quinta-feira, setembro 20, 2018

"Missão 115"



Em uma época em que vivemos, com gente pensando em votar em presidenciável que é apoiador de ditaduras, nada melhor do que ver o excepcional documentário "Missão 115", do diretor Silvio Da-Rin, autor do clássico Fênix e do mais recente Hércules 56. No filme, o cineasta investiga os últimos anos da Ditadura Militar, que governou o Brasil de 1964 a 1985, e sua tentativa de se perpetuar no poder, focando principalmente no atentado frustrado ao Riocentro em 31 de abril de 1981.

Da-Rin mostra os atentados terroristas praticados pelo chamado "Grupo Secreto", militares que trabalhavam clandestinamente, tentando evitar o processo de abertura iniciado em 1979 no governo de João Batista Figueiredo, com a Lei da Anistia. Esses militares tentaram cliar um clima de pânico no país, mandando bombas para entidades como a OAB e jornais, causando algumas mortes.

O objetivo deles era o de a população achar que os atentados eram praticados por esquerdistas, e assim fazer com que a ditadura, já enfraquecida e impopular, conseguisse se manter mais alguns anos. Mas o seu final começaria a ser assinado no fracassado atentado do Riocentro, quando dois militares (terroristas) acabaram se explodindo, ao tentar sabotar um show de Música Popular Brasileira que estava sendo realizado no local, em virtude das comemorações do 1º de maio de 1981.

"Missão 115" apresenta entrevista com 19 pessoas, entre jornalistas, políticos, historiadores, advogados e cientistas sociais, que analisam o quadro político da época e discutem seus reflexos nas décadas seguintes no país, culminando com o impeachment de Dilma Roussef em 2016.

Assim como a Segunda Guerra Mundial, cujo tema não se esgota e a cada dia surge mais algum fato, o período da Ditadura Militar no Brasil - que já fgoi tema de documentários, como "O Dia que Durou 21 Anos", "Em Busca de Iara", "Uma Longa Viagem", "Cidadão Boilesen" e "Cabra Marcado pra Morrer", além de dezenas de filmes, o assunto não se esgota. E nem pode, pois deve sempre ser lembrado, para evitar que períodos como aqueles fatídicos 20 anos não se repitam, apesar de muita gente achar que aquela época foi grandiosa, com segurança, prosperidade...e aí não estudam história e acham que votar em um reacionário como Jair Bolsonaro é a receita. Filme fundamental.

Duração: 1h26
Cotação: ótimo

Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...