quinta-feira, agosto 27, 2009

A CULPA É DO FIDEL






Uma garotinha tem a vida mudada na Paris do começo dos anos 1970 depois que os pais decidem largar a vida burguesa e se engajar na luta contra a ditadura de Augusto Pinochet no Chile. Este é o mote de A CULPA É DO FIDEL (La Faulte à Fidel, de Julie Gravas). Para Anna (Nina Kervel-Dey), o comunismo é o culpado de todos os males e sua vida não sofreria as modificações que vem aparecendo. Ela sofre ainda a influência de um empregada, que fugiu de Cuba e vive reclamando de Fidel Castro e sua "ditadura".
Apesar de o filme ser francês e lidar com um tema que agrada aos intelectuais, deixa muito a desejar. A protagonista, a pequena Nina Kervel-Dey não tem empatia e para quem não está familiarizado com o tema pode se achar perdido ou melhor, sente-se perdido. Sim, eu acho que A CULPA É DO FIDEL deveria ser mais didático. Apresenta muitas cenas soltas, sem explicações. Pensando por outra ótica, até podemos nos colocar no papel de Anna - ela, assim como o espectador, está perdido com os acontecimentos.
Cotação: regular
Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...