quarta-feira, março 27, 2013

"Depois de Lucia”




O mexicano “Depois de Lucia” é perturbador, mesmo tratando de um tema já meio batido, o bullying. Dirigido por Michel Franco, mostra o reinício da vida de pai e filha, Roberta e Alejandra, que partem para a Cidade do México, após a morte da mãe da menina, Lucia, cujo nome não é citado em nenhum momento no filme. Na nova escola, Alejandra é recebida amigavelmente pela turma dos descolados, que desde os primeiros momentos revelam sentimentos abusivos ao zoar incessantemente com o gordinho. E acaba, numa festa de final de semana na casa de um deles, transando com um dos garotos, que filma a cena e envia para todos os outros colegas.

Alejandra vira a putinha do pedaço, e a ser fortemente discriminada pelos alunos. Mas em nenhum momento pede a ajuda de alguém. Sofre em silêncio, e passamos a esperar pelo pior. O bullying chega ao extremo quando lhe cortam os longos cabelos, e sabe-se, o cabelo de uma mulher é quase tudo. A depressão vem forte. O grande suspense de “Depois de Lucia” é sobre o que acontecerá...vingança? Ficará por isso mesmo? Ela se matará? Os minutos finais são angustiantes, praticamente não existe diálogo, e afinal, saímos abalados do cinema. A presença da garota Tessa Isa como Alejandra é fenomenal. Sendo adolescente, será que sofreu psicologicamente por representar sofrido papel? O filme é dela.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...