Friday, June 17, 2016

"Agnus Dei" (Les Innocentes)




Forte drama que chega ao Brasil no momento que se discute os estupros coletivos protagonizados no Rio de Janeiro e também no Nordeste, "Agnus Dei" (Les Innocentes), dirigido por Anne Fontaine, é ambientado na Polônia, no final de 1945, ou seja meses após o final da II Guerra Mundial.

Baseado em fatos reais, mostra a jovem médica da Cruz Vermelha, Mathilde Beaulieu (Lou de Laâge) sendo chamada para ajudar freiras polonesas que vivem enclausuradas num convento. Só que elas têm um drama - várias foram estupradas por soldados alemães e russos e encontram-se grávidas. Mathilde tem de ajudá-las, além de esconder o fato das autoridades e população. A gravidez das freiras é algo impensável, mesmo elas não tendo culpa do ocorrido.

Lou de Laâge está ótima como a racional e ateista médica, que tem de lidar com o rigor religioso do ambiente - o filme é baseado nos diários de Mathilde, que morreria um ano depois. Outro personagem forte do filme é a Madre Superiora, vivida por Agata Kulesza. Uma mulher rigorosa, que acaba não sendo muito humanitária em relação aos bebês. Para ela, o que importa é manter as aparências.

Duração: 1h55min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

"O Novato" (Le Nouveau)

No comments: