Thursday, June 23, 2016

"Elvis e Nixon"



O tema de "Elvis e Nixon", dirigido pela cineasta Liza Johnson, é o encontro inusitado ocorrido em 21 de dezembro de 1970 entre o Rei do Rock Elvis Presley e então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon. Como é mostrado no início do filme, nunca se soube o que foi conversado entre os dois, pois à época não houve registros sonoros da reunião, apenas uma foto entre as duas personalidades, hoje histórica.

A história começa com Elvis assistindo televisão em sua mansão Graceland. É uma época de profunda mudança cultural, política e racial no país. Então o astro do rock, com ideias conservadoras, teve a ideia de se encontrar com Richard Nixon, que no começo se mostra contrário ao pedido do astro. A primeira parte do filme foca na insistência de Elvis em fazer a reunião - o que mudaria de ideia após pedido dos seus assistentes, pois o encontro poderia mudar sua posição em relação a opinião pública.

Quando chega finalmente o encontro, o filme segue rumos mais divertidos, mostrando duas figuras quase hilárias e egocêntricas. E Nixon fica perplexo e admirado com Elvis, que não gostava dos Beatles, "pois eles foram aos Estados Unidos, ganharam dinheiro americano e quando voltaram para a Inglaterra, passaram a falar mal do país que tão bem os havia acolhido", nem dos Rolling Stones, nem de drogas, e muito menos de comunistas. O que desejava o astro do rock? Ele queria ser um espião do FBI, infiltrando-se nos grupos que considerava anti-americanos, para depois os delatar, e ainda receber a insígnia do órgão.

Interessante ainda é que os intérpretes dos dois personagens Michael Shannon e Kevin Spacey não se parecem nem um pouco com Elvis e Nixon. E nem é esta a intenção. Os dois atores repetem alguns trejeitos e tiques, o que funciona muito bem. Ainda mais quando notamos que o filme tira sarro de um dos maiores ídolos da cultura americana, sem nenhum medo. Finalizando, "Elvis e Nixon" é um retrato interessante de um momento histórico fundamental na história dos Estados Unidos.

Duração: 1h26min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: