Friday, June 17, 2016

"Um Amor à Altura" (Un Homme à La Hauteur)



"Um Amor à Altura" (Un Homme à La Hauteur), direção de Laurent Tirard (O Pequeno Nicolau), discute o preconceito em um relacionamento de uma forma diferenciada. No caso nada de religião, nada de raças. Mas sim no tamanho.

O romance une a advogada de tamanho normal, Diane (Virginie Efira), e o arquiteto quase anão Alexandre (Jean Dujardin). Os dois se conhecem de forma quase inusual, pois ela esquece o telefone em um restaurante. Ele encontra o aparelho e liga para a advogada para devolvê-lo, mas exige um encontro. Diane aceita e se surpreende quando aparece um cara de 1,36m à sua frente. Apesar da diferença de tamanho, os dois engatam um namoro.

No começo Diane meio que vacila e não apresenta o namorado para familiares e amigos. E ainda tem o ex-marido ciumento e controlador, que não consegue aceitar o fato de sua ex sair com um homem tão pequeno. Alexandre, apesar da pequena estatura, é um ser cativante, amigo de todos, mas sofrendo pela falta de amor, até conhecer Diane.

O roteiro consegue explorar bem a questão do preconceito - uma cena é emblemática, quando a mãe de Diane não consegue aceitar o fato da filha namorar um quase anão, chamando-o de deficiente, ao mesmo tempo que é casada com um surdo, que se irrita com a esposa por ela não ver o óbvio. Pena que no final a história caia no lugar comum, se assemelhando a duzentas comédias românticas produzidas em Hollywood.

Duração: 1h38min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: