Friday, June 17, 2016

"Viva a França" (En mai fais ce qu’il te plait)



A II Guerra Mundial não parece se esgotar nunca. E os franceses até hoje se parecem traumatizados pela invasão nazista na década de 1940. "Viva a França" (En mai fais ce qu’il te plait), direção de Christian Carion, revisita novamente a história.

Desta vez é mostrado o pavor dos habitantes de uma pequena cidade francesa que decidem abandonar suas casas ao saber que as tropas alemães estavam chegando, em maio de 1940. As pessoas, quase todas agricultoras, fogem em direção a Dieppe, lideradas por seu prefeito Paul (Olivier Gourmet).

Ao mesmo tempo, o alemão comunista que havia se refugiado na França quando da chegada de Hitler ao poder na Alemanha, Hans (August Diehl) tenta ao lado do soldado escocês Percy (Matthew Rhys) encontrar o filho Max (Joshio Marlon), que partiu junto dos moradores da cidadezinha.

Em "Suite Francesa" era mostrado como vivia uma aldeia invadida pelos nazistas. Agora em "Viva a França" se revela como os habitantes de uma aldeia se viraram pelas estradas francesas durante a chegada alemã. Como faziam para sobreviver, para se alimentar. As estradas na época foram tomadas por milhões de pessoas. Aqui apenas um retrato daqueles horríveis eventos, mostrados de forma competente e emocionante.


Duração: 1h54min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: