Thursday, June 02, 2016

"Rock em Cabul" (Rock the Kasbah)



O filme "Rock em Cabul" (Rock the Kasbah), dirigido pelo veterano Barry Levinson, é uma bagunça sem fim, repleto de personagens estereotipados e uma tentativa de mostrar a situação em que vivem as mulheres no medieval Afeganistão. Por fim, não se entende se é uma comédia ou um drama, além de ser arrastado.

A trama tem como personagem central Richie Lanz (Bill Murray), empresário mequetrefe acostumado a explorar pessoas que sonham em virar astros. Ele passa o tempo contando ter sido o descobridor de Madonna e ser amigo íntimo de vários astros do rock. Um dia, uma de suas clientes, Ronnie (Zooey Deschanel) recebe proposta para cantar para os soldados americanos que se encontram no Afeganistão. Richie e Ronnie partem para a zona conflagrada pela guerra, mas horas antes do show, ela some e leva todo o dinheiro e documentos dele.

De repente, a trama muda de foco e Richie se envolve num esquema de vendas de munição para uma tribo. E lá ele descobre uma jovem, que é excelente cantora, Salima (Leem Lubany). Apesar da contrariedade da família dela, por motivos religiosos, Richie leva a garota para Cabul, onde ela se apresenta num programa de calouros, tornando-se uma sensação. Para o bem e o mal. Afinal, apesar da bela voz, Salima é considerada uma infratora, por ser mulher e se apresentar em público. Daí passada a ser perseguida por fanáticos religiosos.


"Rock em Cabul" (Rock the Kasbah), então já se perdeu. Com seus personagens que aparecem e somem do nada, dos estereótipos - Bruce Wilis faz pela milionésima vez um mercenário durão e violento. E de comédia, fraca, apesar de contar com Bill Murray, que até tenta salvar a produção, o filme vira dramalhão, tentando fazer com que a plateia caia no choro numa apresentação de Salima.

Duração: 1h47min

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: