Friday, June 17, 2016

"Chocolate" (Chocolat)



Não confundir com a bobagem protagonizada por Juliette Binoche e Johnny Depp em 2000. Este filme também intitulado "Chocolate" (Chocolat) é dirigido por Roschdy Zem e fala da vida circense e de racismo.

Ambientado no final do século XIX, conta a história do primeiro palhaço negro da França. Chocolate nasceu em Cuba, em 1868 e escapou para a França, onde vivia sem documentos e trabalhando num circo mambembe, onde fingia ser um canibal, até ser convidado pelo palhaço Footit para formar uma dupla cômica nos idos dos 1890.

A partir daí, eles fizeram sucesso e Chocolate, batizado Rafael Padilha, conheceu a fama, mas também o racismo. Jogador inveterado e mulherengo, atraiu tanto fãs quanto inimigos. Após conhecer um intelectual haitiano, Chocolate tomou conhecimento do preconceito e decidiu trabalhar sozinho, atuando na peça de Shakespeare "Otello". Ele morreu antes dos 50 anos, em 1917, vítima de tuberculose.

O carismático ator Omar Sy, de "Intocáveis" e "Samba" é quem dá vida a Chocolate, mostrando todo o seu talento. Outro grande destaque é a excelente atuação do ator suíço James Thierrée, neto de Charlie Chaplin, como o palhaço Footit. A direção de Roschdy Zem é muito competente e segura, recriando com perfeição a França da virada do século XIX para o XX.

Duração: 1h50min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: