Thursday, June 23, 2016

"Trago Comigo"



Em "Trago Comigo", dirigido por Tata Amaral, temos uma atuação de luxo do veterano Carlos Alberto Ricelli. Ele revive personagem da série homônima apresentada pela TV Cultura em 2009, o ex-guerrilheiro e agora diretor de teatro Telmo Marinicov.

No começo do filme, vemos Telmo dando um depoimento sobre os Anos de Chumbo no Brasil nos anos 1960. E quando questionado sobre uma de suas companheiras na luta armada contra a ditadura militar, ele se dá conta que não tem memórias claras sobre alguns eventos daquele período. Então decide encenar uma peça autobiográfica sobre aquela época. Vemos então a montagem do elenco. E "Trago Comigo" se torna muito interessante ao tocar neste ponto.

Afinal, os atores que vivem os guerrilheiros e militares não têm nenhuma identificação com àquela época. Eles não conseguem entender a motivação daqueles que pegaram em armas para lutar contra a ditadura. Em certo momento, um dos atores chama os guerrilheiros de ladrões. "Não, não, nós não eramos ladrões, eramos guerrilheiros. Nós não roubávamos, nós desapropriavamos o capital. Não pegavamos o dinheiro para comprar camisas e tênis de marcas, mas sim para comprarmos armas, investir na revolução", afirma Telmo. E não consegue se fazer compreendido. Isso evidencia como o povo brasileiro não se importa com a história.

"Trago Comigo” que se passa quase todo ele dentro de um teatro, mistura ainda depoimentos verdadeiros de pessoas que participaram e foram torturadas pelos militares. Um filme que se destaca por sua grande força dramática e histórica.

Duração: 1h24min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: