Thursday, June 23, 2016

"Mais Forte que o Mundo – A História de José Aldo"



Afonso Poyart, paulistano de 37 anos, conseguiu fazer um ótimo filme em esporte que sinceramente não gosto nem um pouco. Diretor do excelente "2 Coelhos" e do fraco "Presságios de Um Crime", ele filmou "Mais Forte que o Mundo – A História de José Aldo", que trata da vida do lutador de MMA, também conhecido como Vale Tudo.

O filme não apresenta nada que já não tenhamos visto antes, em dezenas de cinebiografias ou filmes de ficção (não científica). Lembra muito a trama de Rocky Balboa, que começou do nada até se transformar num ícone do esporte. Aqui José Aldo, vivido por José Loreto, é um garoto da periferia de Manaus, que desperdiça seus dias em trotes e farras pela cidade, ao lado dos amigos, e em casa tendo uma mãe compreensiva e paciente, vivida por Cláudia Ohana, e um pai alcoolatra, interpretado por Jackson Antunes. E o fantasma do pai persegue o personagem de José Aldo em todos os momentos de sua vida.

José Aldo sai de Manaus e tenta a vida no Rio de Janeiro, onde vai trabalhar numa academia de MMA gerenciada por Dedé Pederneiras (o ótimo Milhem Cortaz), que se tornaria seu treinador e empresário. Aos poucos e com teimosia, o lutador vai alcançando a glória e a fama, até se tornar campeão mundial. As cenas de lutas são muito bem filmadas e coreografadas - José Loreto treinou mais de um ano para viver o personagem-título. Os coadjuvantes também estão muito bem, com ótimas performances - indo de Rafinha Bastos, além dos já citados Jackson Antunes e Cláudia Ohana, e chegando a musa Cleo Pires, que vive Viviane, a mulher de José Aldo.

Enfim, um filme de roteiro bem elaborado, mesmo que não original, atuações ótimas e diálogos fortes. Parece que estamos de frente com uma superprodução hollywoodiana.


Duração: 1h55min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: