Wednesday, June 08, 2016

"Invocação do Mal 2" (The Conjuring 2)




Continuações de filmes de terror não costumam funcionar muito. Vide casos como "O Exorcista", "A Profecia", "Poltergeist", "A Hora do Espanto", entre outros, que acabaram indo para o buraco em suas sequências. Pois não é o caso de "Invocação do Mal", que tem em "Invocação do Mal 2" (The Conjuring 2), dirigido por James Wan, um ótimo sucessor, acho que até mais assustador do que sua primeira parte.

A trama, baseada em fatos reais, segue novamente o casal Ed e Lorraine Warren (vividos por Patrick Wilson e Vera Farmiga) e que realmente existiu, registrando eventos paranormais pelos Estados Unidos nos anos 1960 e 1970. O caso aqui mostrado ocorreu em Londres em 1977, conhecido como o Caso Enfield, onde uma família passou a ser atormentada por um espírito maligno, afetando principalmente a filha mais nova, Janet, então com 11 anos.

Além de lidar com os ataques agressivos do tal espirito, o casal ainda tem de tentar contornar especialistas que acreditam tudo ser pura farsa - no caso de Londres, a garota estaria tentando chamar a atenção, enquanto que a mãe, Peggy (Frances O'Connor) é acusada de querer se livrar da casa e obter uma melhor do governo.

O filme funciona muito bem em sua função de dar sustos e arrepios. Vera Farmiga, da série "Bates Motel" mergulha em seu personagem, apavorado pela possibilidade de poder perder o parceiro. Mas destaque mesmo é o elenco infantil, principalmente a garotinha Madison Wolfe, que interpreta a atormentada Janet. Ela dá um banho de interpretação. Outro destaque é a seleção musical, destacando vários clássicos dos anos setenta - apenas um adendo: a música London Calling, do The Clash, que toca não havia sido ainda escrita em 1977. Ela é de 1980. Mas são detalhes.

Duração: 2h14min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: