Thursday, June 30, 2016

"Raça" (Race)



"Raça" (Race), filme do diretor Stephen Hopkins, conta a história de Jesse Owens (Stephan James), que conquistou 4 medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1936 em Berlim, quebrando com a tese nazista de que os arianos eram homens invencíveis e as demais raças inferiores.

Em paralelo, o filme retrata ainda o forte racismo existente nos Estados Unidos nos anos 1930, a política racista da Alemanha nazista e a ameaça de boicote norte-americano aos Jogos Olímpicos de 1936, organizados pelos germânicos, e também o trabalho da cineasta Leni Riefenstahl (Carice van Houten), que gravava o lendário documentário Olympia, pedido do ditador Adolf Hitler. Muita coisa foi tratada de forma rápida, mas seria impossível discutir e tentar mostrar tanta coisa em um filme de apenas duas horas. São anos e anos de história.

O drama e as questões raciais e políticas são aspectos muito abordados na trama, o que dá ainda mais peso pois todos os fatos - mesmo não sendo minuciosamente desenvolvidos - foram todos reais. O ator Stephan James foi uma ótima escolha para o papel do lendário velocista e, felizmente, todo o elenco secundário também funciona muito bem.

A trajetória de Jesse Owens, cujo intérprete Stephan James foi uma ótima escolha, começa quando ele entra na faculdade e começa a se desenvolver sob a supervisão do técnico Larry Snyder (Jason Sudeikis), que lhe dá apoio, apesar das políticas segregacionistas daquela época. A ida de Owens para as Olimpíadas chegou a ser ameaçada, devido a um boicote ao regime nazista, que afinal acabou não se concretizando.

As cenas das Olimpíadas e da reconstituição da Berlim são ótimas: desde as provas, os diálogos entre Avery Brundage (Jeremy Irons), representante olímpico norte-americano com os alemães - o problema é o personagem do ministro da propraganda alemão Joseph Goebbels, vivido por Barnaby Metschurat, e que ficou muito caricatural. Uma cena é tocante: acostumado aoi segregacionismo na América, Owens chega à Vila Olímpica e pergunta onde fica a área reservada aos negros e ouve de um alemão: "Aqui todos ficam juntos"...para espanto do atleta. Que ao voltar para casa é obrigado a entrar pelos fundos num restaurante aonde seria homenageado!!!!

Duração: 1h58min

Cotação: bom
Chico Izidro

1 comment:

Alexandre Perin said...

Chico, na historia é citado o alemão Lutz Long?